Capa livro |
Olá caros amigos hoje vamos resenhar sobre o texto de Sonia cruz,que fala sobre blog,you tube,Flickr,Delicious,mas para resenharmos vamos fazer uma breve sobre a obra.O texto esta contido no livro "Manual de Ferramentas para Web 2.0 para professores,a parti da pag.15''.
Vamos conhecer um pouco do texto.
"Novos espaços de construção do conhecimento emergiram com as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Deixou a escola de ter o papel de único transmissor de conhecimentos. Agora, as exigências pessoais de conhecimento, extravasam os muros da escola, da cidade, do país. “Por esta razão, a escola deve alterar a sua concepção tradicional e deve começar por estabelecer pontes com outros universos de informação e abrir-se a outras situações de aprendizagem” (Cruz & Carvalho, 2005: 201).
Sabemos que “a rapidez das inovações tecnológicas nem sempre corresponde à capacitação dos professores para a sua utilização, o que muitas vezes resulta na utilização inadequada ou na falta de uso dos recursos tecnológicos disponíveis” (Cruz & Carvalho, 2007: 241). No entanto, reconhecendo que a missão de orientar os percursos individuais de aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento de competências, cabe ao professor ser receptivo e capacitar-se para aprender e se atualizar. "
Blog
pagina principal blogger |
"Criado em finais da década de 1990 por Jorn Barger (Barbosa & Granado, 2004), o Weblog, em português blogue, refere-se a um diário na Web com apontadores para outros sites, cuja informação está organizada da mais recente para a mais antiga (em “post”), frequentemente atualizado com opiniões, emoções, factos, imagens, etc. Disponibiliza um índice de entrada e pode conter apontadores para outros sites.
Os blogues podem ser pessoais e/ou colectivos e estarem abertos a todos ou afetos a uma comunidade fechada, a qual discute temas específicos de interesse para esse grupo (Carvalho et al., 2006).Três vantagens na utilização de blogues são apontadas por Orihuela & Santos (2004). Uma prende-se com a facilidade da criação e o manuseamento das ferramentas de publicação, outra relaciona-se com o facto da ferramenta disponibilizar interfaces que permitem ao utilizador centrar-se no conteúdo e, por fim, a existência de funcionalidades como comentários, arquivo, entre outros.
O blogue pode ser também utilizado como complemento ao ensino presencial, já que nos blogues poderão constar avisos (Clothier, 2005), indicações de trabalhos a realizar, ligações para materiais de consulta (Carvalho et al., 2006), textos de apoio às aulas (Barbosa & Granado, 2004), entre outros, evidenciando o percurso da aprendizagem efetuada pelos alunos (Gomes & Silva, 2006). Os autores referem ainda que “os alunos que têm weblogs podem mais facilmente assimilar noções básicas de apresentação pública de trabalhos e de ética acadêmica, como a necessidade de absoluto respeito pelo trabalho dos outros” (Barbosa & Granado, 2004: 70) desta forma plagiar torna-se mais perigoso uma vez que os trabalhos estão expostos a toda a comunidade que navega na Internet."
Ao longo do texto a autora mostra varias formas de utilização do blog como uma ferramenta dinâmica,e de fácil utilização em sala como complemento no modelo didático de aprendizagem,No decorrer do livro ainda ensina passo a passo como fazer a sua pagina do blog e uma da ferramentas mais utilizadas que o "Blogger",que apenas umas das ferramentas deselitizadas para fazer sua pagina.Enta e isso um pouco desse universo que vem a cada dia entrando em nosso cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário